Ponta Grossa inicia entrega de adesivos de identificação para residências com pessoas autistas

COM ASSESSORIAS – A Prefeitura de Ponta Grossa realizou, nesta terça-feira (19), no CRAS Nova Rússia, a entrega simbólica dos adesivos de identificação “Aqui mora um autista – Respeite!”. A ação marca o início da distribuição do material às famílias do município e integra a execução da Lei Municipal nº 15.361/2025, que altera a Lei nº 14.497/2022 e garante a possibilidade de identificação voluntária das moradias onde vivem pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Segundo a legislação, os lares podem exibir um adesivo com o símbolo do quebra-cabeça e a frase de orientação à vizinhança, com o objetivo de promover respeito, acolhimento e segurança, especialmente em situações de crise sensorial. O autor da proposição é o vereador Júlio Küller.
A prefeita Elizabeth Schmidt destacou a relevância da medida. “Hoje demos mais um passo pela inclusão em Ponta Grossa, promovendo mais segurança e acolhimento às famílias com pessoas autistas. Muitas dessas famílias enfrentam desafios diários. Às vezes, os vizinhos não entendem uma crise, um comportamento diferente, e isso pode gerar preconceito ou até situações de risco. O objetivo é unicamente promover inclusão, respeito e mais segurança. Ponta Grossa é uma cidade acolhedora, inclusiva e humana”, afirmou a prefeita.
A presidente da Fundação de Assistência Social de Ponta Grossa (FASPG), Tatyana Belo, reforçou o caráter prático do adesivo para o cotidiano das famílias. “É um recurso simples, mas que faz diferença: informa, orienta a vizinhança e ajuda a evitar julgamentos em momentos de crise. Com a rede socioassistencial, vamos apoiar as famílias na identificação e na orientação necessária”, pontua.
A lei também prevê campanhas e ações de conscientização sobre o TEA promovidas pelo Município, incluindo materiais informativos sobre estímulos sensoriais – como ruídos – que podem afetar pessoas com hipersensibilidade auditiva.
Como retirar o adesivo
As famílias interessadas devem procurar o CRAS do bairro e apresentar: laudo médico que comprove o TEA; documentos pessoais; e comprovante de endereço. O material é entregue gratuitamente, mediante conferência da documentação pela equipe de assistência social.
A FASPG também irá disponibilizar o material para ser distribuído pelo CIAC Superação, na Rua Ermelino de Leão – ao lado do Ginásio Jamal Farjallah Bazzi.