Correio dos Campos

CimSaúde promove ações do “Agosto Dourado”

18 de agosto de 2025 às 10:41
(Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – “Priorize a Amamentação: Crie Sistemas de Apoio Sustentáveis”. Este é o tema deste ano da campanha Agosto Dourado que está sendo abordada nas ações do Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Campos Gerais (CimSaúde). Na última semana, a equipe do Ambulatório Qualicis de Telêmaco Borba promoveu um momento especial voltado à promoção e incentivo ao aleitamento materno. “A iniciativa teve como objetivo fortalecer o cuidado humanizado às gestantes, oferecendo orientações, esclarecendo dúvidas e reforçando a importância do acompanhamento durante todo o período gestacional”, contou a enfermeira, Saloa Correia de Miranda.

Durante a ação, foram abordados temas como saúde da mãe e do bebê, cuidados preventivos e a relevância do pré-natal para a detecção precoce de possíveis intercorrências, garantindo mais segurança e qualidade de vida para ambos. Conforme a coordenadora da subsede do Consórcio em Telêmaco Borba, Eloise Silveira, o momento com as pacientes da linha de cuidado da gestante foi de suma importância. “Levamos informações relevantes sobre a amamentação, respondendo dúvidas das pacientes”, destaca, completando que houve troca de experiências por parte das pacientes e acompanhantes presentes. “Os benefícios da amamentação são inúmeros, bem como a importância do fortalecimento desse vínculo, entre mãe e filho, nessa fase tão importante da vida da mãe e da criança”, ressalta.

Técnica de enfermagem, Tiane Correia dos Santos destacou ainda a importância do aleitamento materno e de como a amamentação transforma a vida do bebê. “Cria e fortalece o laço único entre mãe e filho. Apesar de, às vezes, ser um momento desafiador e até doloroso, é essencial que apoiemos cada mãe nesse gesto tão especial e cheio de amor”, esclarece.

Conforme a diretora, Pâmella Costa, no ambulatório de atendimento às gestantes, o Cimsaúde reforça o compromisso em orientar, acolher e apoiar as futuras mamães, garantindo que tenham acesso a informações de qualidade para uma gestação saudável e para o início do vínculo com o bebê através da amamentação. “O Cimsaúde reafirma seu papel na promoção da saúde materno-infantil, fortalecendo a rede de apoio às gestantes e incentivando a prática do aleitamento como parte essencial de uma infância mais saudável”, finaliza.