4° encontro de secretárias será nesta terça

COM ASSESSORIAS – E depois de dois anos, os secretários e secretárias paroquiais de toda a Diocese voltam a se encontrar nesta terça-feira (22). 56 inscritos, os formadores convidados, integrantes da Pastoral da Comunicação – idealizadora do evento – e o assessor eclesiástico da Pastoral, padre Rodrigo Ribas, passarão o dia no Centro de Formação Nossa Senhora da Paz, em Ponta Grossa. Esse é o quarto encontro diocesano, o primeiro depois da pandemia. Devem participar secretárias iniciantes e gente que serve nas paróquias há mais de 27 anos.
O encontro será aberto com o café da manhã, às 8h30, acolhida e oração. Às 9h30, padre Athanagildo Vaz Neto, chanceler e vigário judicial da Diocese, responderá algumas questões levantadas pelas profissionais, referentes ao dia-a-dia na secretaria. Às 11h30, acontece um momento de espiritualidade, às 12 horas, o almoço. Na parte da tarde, haverá a entrega de certificado do curso de sistemas eclesiais Theos, brincadeiras, sorteio de brindes, binguinhos e lanche de encerramento.
“Em nossa gestão da Pascom diocesana, que iniciou em 2016, tivemos encontro de secretários em 2017, 2018 e 2019, antes da pandemia. Em 2018, o coordenador da Pastoral Familiar, padre Glauco (de Camargo Pinto) solicitou um encontro para falar da implantação do novo modelo de preparação de noivos para casamento. Esta seria, então, a quarta edição. Estes encontros surgiram da necessidade de estreitar mais os laços, formar cada dia mais a sonhada rede de comunicação evangelizadora. Percebeu-se que muitas paróquias ainda não tinham equipes de Pascom, mas que, praticamente, toda paróquia tem uma secretaria e que ali acontece o acolhimento dos fiéis, esclarecimentos e encaminhamentos dos Sacramentos e tantos outros atendimentos”, argumentou Ivete Mazzure, coordenadora diocesana da Pascom.
Ainda segundo Ivete, diante dessa constatação, o encontro foi proposto aos padres e secretários. “Através de telefonemas na época, isso em 2017, aconteceu o primeiro encontro, com frei Luizinho Marafon, que fez um apanhado geral da função e missão dos secretários. Foi muito enfatizada a importância da Secretaria. Com dinâmicas, homenagens, música, risos e emoções já ficou o coração à espera do segundo encontro”, detalhou a coordenadora. Em 2018 e 2019, houve um número expressivo de participações. “Raríssimas paróquias faltam. Em 2019, foi chamado padre Athanagildo para responder perguntas sobre normas e encaminhamentos de batizados, casamentos, etc. Foi tanto sucesso que os próprios participantes pediram para continuar estas questões e que houvesse mais tempo para a confraternização. Como não foi possível em 2020 e 2021, devido à pandemia, amanhã é grande a expectativa para encontros e reencontros. Teremos participações de secretários iniciantes, bem como gente com até 27 anos de Secretaria”, acrescentou.
De acordo com Ivete, a coordenação diocesana da Ação Evangelizadora, por intermédio do padre Joel Nalepa, tem apoiado o momento, incentivando os párocos a mandarem seus secretários. Dom Sergio Arthur Braschi sempre visita os encontros, com sua alegria, motiva, agradece, enaltece a missão do secretário e secretária. O momento do encontro vale como dia trabalhado, tudo para facilitar a participação. “Desde 2017, estamos unidos, conectados, através de um grupo de WhatsApp, que é bem usado pelos secretários e também ajuda a Pascom e Assessoria de Comunicação da Diocese, com notícias e informes gerais”, destacou a coordenadora diocesana.